Uma das perguntas que ouço nas consultas é referente ao impacto do uso de aquecedores de ambiente no quarto das crianças, para aquelas que têm doenças respiratórias. Mesmo distante do inverno, acho importante abordar este tema pois as temperaturas têm oscilado muito e, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças estão em alta desde o início do ano, com aumento da incidência chegando a 309% na faixa etária de 5 a 11 anos.

Sempre coloquei os aquecedores no grupo dos mocinhos, desde que seu uso esteja atrelado a alguns cuidados. Com a chegada do inverno o ar fica muito frio e seco (a secura acontece porque no frio o vapor de água que deveria estar no ar se condensa, principalmente nas janelas e paredes) provocando irritação das mucosas respiratórias. Usar os aquecedores associados a uma fonte de umidade, que pode ser um simples recipiente de água, melhora tanto o frio como a umidade e proporciona conforto térmico.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o aquecedor protege as crianças de doenças respiratórias.

As crianças costumam se descobrir a noite toda, e se esfriam, o que é uma preocupação para a as mães. Mas mesmo quando dormem agasalhadas, o ar que respiram no inverno entra nas narinas muito frio e seco, o que pode ajudar no aparecimento de doenças respiratórias. Com o ambiente climatizado, a mucosa vai funcionar de um jeito mais fisiológico, não ficará irritada e nem hipersecretiva. Isso impedirá que a criança, por exemplo, piore da rinite, ou tenha aumento da secreção da mucosa, que pode causar infecções respiratórias.

É necessário, entretanto, ficar atento à temperatura do aparelho. O ideal é regulá-lo para que o ambiente fique entre 16 e 21 graus, apenas para amenizar o frio. É recomendado, também, colocar no quarto um recipiente com água para manter a umidade do ar agradável, entre 40 e 60%.

Segurança

É necessário, também, cuidar da segurança das nossas crianças quando tratamos sobre o uso dos aquecedores. Se você tem um filho que caminha, o aquecedor tem que ficar fora do alcance dele, para que, caso acorde a noite e levante da cama, não se queime. Além disso, não coloque os aparelhos próximos a elementos inflamáveis, ligue em tomadas dimensionadas para a tensão e correntes recomendada e não use adaptadores de tomada.

Sim, os aquecedores são mocinhos nesta história!

Deixe um comentário